O perigo disfarçado na forma de bebidas energéticas.
Agencia Vista • 29 de novembro de 2023

As bebidas energéticas estão cada vez mais populares, em grande parte pela presença na sua composição de cafeína. A cafeína por si só pode ser muito benéfica para a mente e o corpo, sendo capaz de reduzir dores de cabeça, melhorar o estado de alerta mental e até mesmo tratar condições como asma e diabetes.

No entanto, nas bebidas energéticas, essa cafeína vem acompanhada de um coquetel de outros estimulantes artificiais, edulcorantes e outros aditivos, podendo ser uma sobrecarga no sistema cardiovascular e possivelmente até causar um ataque cardíaco.


Um estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings descobriu que as bebidas energéticas podem ser prejudiciais para pessoas com doenças cardiovasculares e também podem causar sintomas em pessoas saudáveis. Esse estudo utilizou 15 participantes saudáveis para ingerir duas latas (500ml) de bebidas energéticas por dia durante uma semana. Os pesquisadores descobriram que a pressão arterial dos participantes aumentou 8% apenas quatro horas após consumir a bebida, subindo para 10% até o final da semana e as frequências cardíacas aumentaram 8% no primeiro dia e atingiram 11% até o final da semana.


Ambos os fatores estão associados a um maior risco de sofrer um ataque cardíaco. A pressão arterial elevada pode danificar as artérias, o que provoca acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos - causando coágulos sanguíneos e freqüências freqüentes freqüentemente associadas a um risco aumentado de ataques cardíacos.


Uma alternativa mais segura para dar um “up” na sua disposição é o café ou qualquer outra bebida que possua apenas um estimulante, ficando longe dos “coquetéis” de múltiplos estimulantes das bebidas energéticas.


Dr. Júlio Lage, Jordana Bac e Marina Gomes
Por Dr. Júlio Lage 9 de setembro de 2024
Dr. Julio Lage fala sobre alterações metabólicas e como otimizar o metabolismo para emagrecimento e performance esportiva na entrevista ao programa Momento Bem Estar da TV Band Minas.
Por Agencia Vista 29 de novembro de 2023
Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine demonstrou que pequenas mudanças nos hábitos alimentares são impactantes o suficiente para modificar sua expectativa de vida.
Por Agencia Vista 29 de novembro de 2023
Muitos julgam o sucesso de uma dieta com base no número que vê na balança, ao contrário da forma como nos sentimos ou com as medidas na roupa.
Show More